O que judeus de Iêmen comem na manhã de Shabat

Pratos que conheci em Israel


ג'חנון - Jakhun /MASSA DE JUDEUS DE IÊMEN

Jachnun ou Jahnun é uma massa judaica iemenita, originária dos judeus (chamados aqui em Israel de Teimanim) - Adeni, e tradicionalmente servida na manhã do Shabat. Os imigrantes judeus iemenitas popularizaram o prato em Israel.

É uma massa deliciosa, porém, nada saudável, já que é feita de farinha branca, margarina, açúcar, água, sal e fermento químico.

É colocada para assar na noite de sexta-feira e só comemos na manhã do sábado, nosso Shabat.




Skhug - molho de pimenta delicioso






Junto com o jachnun, também é servido um tipo de molho picante que chamamos de Skhug: molho picante e bastante condimentado, baseado em coentro fresco e malagueta verde, que foi introduzido em Israel pelos judeus iemenitas, quando este estado foi fundado em 1948. Delicioso, e tem em versão verde e vermelha. 


ביצים חומות - beitsim chumot /Ovos marrons:



Beitsá chumá é mais um acompanhamento do Jakhnun. São ovos postos na panela junto com o jahnun, e são cozidos por horas, deixando-os marrons...
Também podemos fazer com a ajuda das cascas de cebola, se você não tem ou não gosta de jakhnun.

Veja como:

Coloque os ovos em uma panela funda, adicione um punhado de cascas de cebola marrom secas, 1/4 de colher de chá de pimenta preta moída, 2 colheres de sopa de azeite de oliva e 4 cm de água acima dos ovos.

Quando ferver a água, transfira para fogo baixo por 8 horas (verifique se não está faltando água, se faltar adicione. Após 8 horas filtrar a casca e bom apetite.


עגבניה מגורדת - agvaniah meguredet /TOMATE RALADO

Esse é literalmente, tomates ralados e nada mais! Comer junto com o jachnun, o skhug e os ovos marrons é simplesmente um mandar dos céus!
Se você tem planos de conhecer Israel, essa é a dica da vez!
Eu concordo que a aparência deixa muito a desejar, mas é só até você acostumar com o paladar.

Beteavon!


    


0 comentários:

Bem vinda ao meu bloguinho! deixe seu recado e responderei o mais breve possível. Beijinhos! Vivi ;)