O que levar na mala Israel - Dicas de viagem

Shalom pessoal, tudo bem?


Depois de 10 anos recebendo e-mails com dúvidas sobre viajar para Israel, eu decidi fazer o vídeo para esclarecer muitas dúvidas:


Dicas de viagens - Israel
O que levar na mala Israel

Pelo vídeo ter ficado longo demais, eu dividi em 2 partes:



Preciso tomar vacina para ir para Israel?
Não é preciso tomar vacinas para virem para Israel

O que levar a mala, numa viagem para Israel?
Se você vier na época do calor, então traga roupas mais leves, de mangas curtas, calçados leves e confortáveis, chapéu, shorts, sandálias, protetor solar, protetor labial, roupa de banho, e tome bastante água. Não esqueça de trazer pelo menos uma troca de roupas para os lugares santos, religiosos, que não permitem nem roupas curtas, transparentes e decotes.
Se você vier no inverno, as roupas devem ser mais quentes, longas, jaqueta, moletom, cachecol, guarda-chuva, bota, gorro e se quiser visitar o Hermon em sua estação de neve, traga luvas também :) 
Esquecendo de trazer um desses itens, fiquem tranquilo, porque Israel é um país moderno e não será difícil encontrar para comprar, aqui temos de tudo.


Dúvida que muita gente tem:
Aqui em Israel há dezenas de estilos de vestimentas, e se você não estiver nos bairros religiosos, você pode andar “normal”, camiseta e bermuda com chinelos. As mulheres não andam de burca, você até vê algumas nas viagens , mas não é tão comum assim (dentro de Israel). As praias são cheias no verão e usa-se biquini e fio dental tão quanto no Brasil, não se preocupem quanto a isso.

Israel aceita dólares, ou preciso ter a moeda local?
A moeda local é o novo shekel, que no dia a dia chamamos de shkalim. Tirando poucos lugares turísticos que recebem também ou somente em dólar, o país inteiro recebe apenas shkalim. Você pode trocar no próprio Ben Gurion, aeroporto, mas as taxas desses lugares são sempre maiores. Eu indicaria trocar em agências de correios, pois os bancos cobram comissão e as casas de trocas tem seus valores variados.

Falando espanhol e italiano conseguirei me virar em Israel?
Idiomas falados em Israel: Hebraico, árabe e inglês, são idiomas que os israelenses aprendem nas escolas. As pessoas mais idosas e simples, não saberão inglês, mas muitas pessoas conseguirão se comunicar nos lugares turísticos ou grandes cidades, como Tel Aviv, em inglês. Dependendo de onde você estiver, também ouvirá bastante o francês, russo, etc...

É perigoso dirigir em Israel?
Dirigir em Israel é “calmo”, as estradas são excelentes. Não é um campo de batalha, como muitas pessoas pensam. Não há pedágios, a única estrada que é paga, é a 6 (kvish shesh), mas não é obrigatório usá-la. Fiquem atentos aos horários de pico, da manhã e da tarde, para não pegarem trânsito, no mais, tudo ótimo!
Dirigir dentro de cidades, você deve ficar preparado para ouvir muitas buzinas, pois como dizia meu instrutor daqui: “se você não ouvir nenhuma buzina no trânsito, há algo de errado”.
Prestem atenção onde estacionar… quando a sarjeta está pintada de azul e branco (tipo a zona azul no Brasil), deve-se pagar o estacionamento nas máquinas, não há jovens vendendo bilhetes, como muitas cidades brasileiras. Se for vermelho e branco, nem tentem estacionar, pois serão multados e guinchados.
A minha dica é, se você ficará alguns dias em TLV e Jerusalém, programe-se para não estar de carro dentro dessas cidades, pois além de não ter onde estacionar, e quando tem, ser pago, você pode se locomover com ônibus ou trem e fica bem mais fácil. Em Jerusalém, principalmente, onde há lugares mais de conflitos.

Qual a melhor época para visitar Israel?
Essa pergunta é muito relativa… depende de cada pessoa, o que ela prefere e procura.
De abril a outubro é muito quente, e nos meses de julho e agosto, são as férias de verão dos estudantes em Israel, então o país fica mais caro, as atrações mais lotadas, etc… Se você optar por viajar nessa época, não esqueça o chapéu, óculos de sol, roupas leves e frescas, calçados confortáveis, e tome bastante água. Tenha sempre em mão sua garrafa de água, porque comprar sai caro.
Dica israelense: coloque sua garrafa faltando 2 dedos para encher, no freezer de seu quarto de hotel ou apto, e na manhã leve-a congelada no passeio. Você terá água gelada por mais tempo, sem gastar no caminho.
Outra dica, principalmente para quem tem crianças, cortem a maçã em rodelas ou fatias, com ou sem casca, coloque numa vasilha água + um pouquinho de sal, deixe os pedaços de maçã na água por uns minutinhos 3-5 minutos… seque-os bem num guardanapo ou papel toalha, e leve para seu passeio, dura até 3 dias, guardando sempre na geladeira, no fim do dia.


De novembro a março, é frio, e dezembro e janeiro é época das tempestades com ventos, granizo e em alguns lugares, neve. Se vier nessa época, traga jaqueta, cachecol, bota, e roupas de manga longa, pois mesmo que não chove, é sempre fresquinho e no norte e Jerusalém é bem frio, traga até gorro :)
Nessa época, para quem não se importa com o frio, os lugares estão menos lotados, porém, se você pegar a época das chuvas, não terá aproveitado o que você poderia aproveitar na primavera, por exemplo.
Somente Eilat e Mar Morto, você terá prazer de entrar na água, pois em qualquer parte do ano, são quentes. O Mar Morto no inverno, na época das chuvas fica difícil o acesso, porque tem o efeito dos בולענים bolanim, que são aqueles buracos ou crateras.


No meu ponto de vista, nem o inverno e nem o verão em seu auge, para não derreter seus miolos e nem estragar seus passeios com as chuvas… a melhor época para visitar Israel é a primavera (abril e maio). O clima é delicioso, nem muito frio e nem muito quente. O país fica todo florido, viajando pelas estradas, as paisagens ainda são verdes e já floridas.
Há vários passeios na natureza para ver as flores naturais que saem nessa época.

Aparelhos eletrônicos:   a energia aqui é 220, então tragam seus aparelhos com um transformador de energia, ou traga apenas seus aparelhos bivolt.

Gostou? Então curta!
Bjim

16 comentários:

  1. Olá Vivi! Vou visitar Israel de 20 a 28/novembro,ficardi hospedado em Tel Viv, Jerusalém e vou ao mar morto, que tipo de roupa devo levar. Abraços, Marcos César.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, em novembro é frio já... traga roupas mais quentes para jerusalém. Roupa de praia para o Mar Morto e roupa de outono para Tel Aviv, mas a noite e de manhã esfria mais.

      Excluir
  2. Olá Vivi!
    Vou visitar Israel de 20 a 28/novembro, que tipo de roupa devo levar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:15

    ola, irei para israel em marco! qual tipo de roupa levar

    ResponderExcluir
  4. Cristiane18:21

    Olá Vivi estarei visitando Israel no inicio de outubro juntamente com a minha familia, gostaria de umas dicas sobre lugar para hospedagem, e outras dicas a mais. Se puder me responder via e-mail eu agradeço, crisbdelima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Anônimo03:35

    Olá Vivi, muito bom seu post!

    Estarei indo a Israel na primeira quinzena de abril, de 1 a 15. Poderá estar frio e calor? Que roupa levar? Outra coisa, tem "restrições" para mulheres usar bonés?

    ResponderExcluir
  6. Olá Vivi, irei visitar Israel em setembro de 2017, fiquei sabendo que é inicio do inverno, isso é verdade? Que tipo de roupa e calçado devo levar? estou super perdida

    ResponderExcluir
  7. Olá Vivi.

    Muito obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  8. vivi, olá! meu nome é laura e estou fazendo alyah agora em julho, alguma dica boa?
    onde tem lojas de cosméticos boas? onde comprar saias e roupas em geral?

    ResponderExcluir
  9. Oi, bom dia
    Vou visitar essa Terra Santa no início de fevereiro (procurei no texto esse mês e não achei) alguma dica?

    Grato
    Sivirino Vicente

    ResponderExcluir
  10. Greice Belke18:05

    Olá Vivi. . Vou para Israel em Setembro. Minha dúvida é: Em relação ao Brasil, o que é "bom" comprar aí???

    ResponderExcluir
  11. Anônimo18:12

    Olá Vivi! Vou visitar Israel agora em outubro que tipo de roupa e levar. Abraços. Seu blog é top .

    ResponderExcluir
  12. Olá Vivi! Estarei em Israel de 6 a 15/10. E não sei que roupas levar... Ainda está muito quente nesse período? Vc aconselha o uso de calça jeans?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Gratidão Sempre por compartilhar

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde !!! Vou visitar Israel no começo de dezembro, quais roupas levar? Tenho que trocar o dólar ou só o dólar eu consigo comer e comprar umas lembrancinhas? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  15. olá Vivi!

    Irei visitar minha tia em Israel dia 15/11 a 15/12 estou com duvidas referente aos medicamentos,devo levar na mala de mão? tenho alergias renite posso levar spray nasal?

    ResponderExcluir

Bem vinda ao meu bloguinho! deixe seu recado e responderei o mais breve possível. Beijinhos! Vivi ;)