O que levar na mala Israel - Dicas de viagem

Shalom pessoal, tudo bem?


Depois de 10 anos recebendo e-mails com dúvidas sobre viajar para Israel, eu decidi fazer o vídeo para esclarecer muitas dúvidas:


Dicas de viagens - Israel
O que levar na mala Israel

Pelo vídeo ter ficado longo demais, eu dividi em 2 partes:



Preciso tomar vacina para ir para Israel?
Não é preciso tomar vacinas para virem para Israel

O que levar a mala, numa viagem para Israel?
Se você vier na época do calor, então traga roupas mais leves, de mangas curtas, calçados leves e confortáveis, chapéu, shorts, sandálias, protetor solar, protetor labial, roupa de banho, e tome bastante água. Não esqueça de trazer pelo menos uma troca de roupas para os lugares santos, religiosos, que não permitem nem roupas curtas, transparentes e decotes.
Se você vier no inverno, as roupas devem ser mais quentes, longas, jaqueta, moletom, cachecol, guarda-chuva, bota, gorro e se quiser visitar o Hermon em sua estação de neve, traga luvas também :) 
Esquecendo de trazer um desses itens, fiquem tranquilo, porque Israel é um país moderno e não será difícil encontrar para comprar, aqui temos de tudo.


Dúvida que muita gente tem:
Aqui em Israel há dezenas de estilos de vestimentas, e se você não estiver nos bairros religiosos, você pode andar “normal”, camiseta e bermuda com chinelos. As mulheres não andam de burca, você até vê algumas nas viagens , mas não é tão comum assim (dentro de Israel). As praias são cheias no verão e usa-se biquini e fio dental tão quanto no Brasil, não se preocupem quanto a isso.

Israel aceita dólares, ou preciso ter a moeda local?
A moeda local é o novo shekel, que no dia a dia chamamos de shkalim. Tirando poucos lugares turísticos que recebem também ou somente em dólar, o país inteiro recebe apenas shkalim. Você pode trocar no próprio Ben Gurion, aeroporto, mas as taxas desses lugares são sempre maiores. Eu indicaria trocar em agências de correios, pois os bancos cobram comissão e as casas de trocas tem seus valores variados.

Falando espanhol e italiano conseguirei me virar em Israel?
Idiomas falados em Israel: Hebraico, árabe e inglês, são idiomas que os israelenses aprendem nas escolas. As pessoas mais idosas e simples, não saberão inglês, mas muitas pessoas conseguirão se comunicar nos lugares turísticos ou grandes cidades, como Tel Aviv, em inglês. Dependendo de onde você estiver, também ouvirá bastante o francês, russo, etc...

É perigoso dirigir em Israel?
Dirigir em Israel é “calmo”, as estradas são excelentes. Não é um campo de batalha, como muitas pessoas pensam. Não há pedágios, a única estrada que é paga, é a 6 (kvish shesh), mas não é obrigatório usá-la. Fiquem atentos aos horários de pico, da manhã e da tarde, para não pegarem trânsito, no mais, tudo ótimo!
Dirigir dentro de cidades, você deve ficar preparado para ouvir muitas buzinas, pois como dizia meu instrutor daqui: “se você não ouvir nenhuma buzina no trânsito, há algo de errado”.
Prestem atenção onde estacionar… quando a sarjeta está pintada de azul e branco (tipo a zona azul no Brasil), deve-se pagar o estacionamento nas máquinas, não há jovens vendendo bilhetes, como muitas cidades brasileiras. Se for vermelho e branco, nem tentem estacionar, pois serão multados e guinchados.
A minha dica é, se você ficará alguns dias em TLV e Jerusalém, programe-se para não estar de carro dentro dessas cidades, pois além de não ter onde estacionar, e quando tem, ser pago, você pode se locomover com ônibus ou trem e fica bem mais fácil. Em Jerusalém, principalmente, onde há lugares mais de conflitos.

Qual a melhor época para visitar Israel?
Essa pergunta é muito relativa… depende de cada pessoa, o que ela prefere e procura.
De abril a outubro é muito quente, e nos meses de julho e agosto, são as férias de verão dos estudantes em Israel, então o país fica mais caro, as atrações mais lotadas, etc… Se você optar por viajar nessa época, não esqueça o chapéu, óculos de sol, roupas leves e frescas, calçados confortáveis, e tome bastante água. Tenha sempre em mão sua garrafa de água, porque comprar sai caro.
Dica israelense: coloque sua garrafa faltando 2 dedos para encher, no freezer de seu quarto de hotel ou apto, e na manhã leve-a congelada no passeio. Você terá água gelada por mais tempo, sem gastar no caminho.
Outra dica, principalmente para quem tem crianças, cortem a maçã em rodelas ou fatias, com ou sem casca, coloque numa vasilha água + um pouquinho de sal, deixe os pedaços de maçã na água por uns minutinhos 3-5 minutos… seque-os bem num guardanapo ou papel toalha, e leve para seu passeio, dura até 3 dias, guardando sempre na geladeira, no fim do dia.


De novembro a março, é frio, e dezembro e janeiro é época das tempestades com ventos, granizo e em alguns lugares, neve. Se vier nessa época, traga jaqueta, cachecol, bota, e roupas de manga longa, pois mesmo que não chove, é sempre fresquinho e no norte e Jerusalém é bem frio, traga até gorro :)
Nessa época, para quem não se importa com o frio, os lugares estão menos lotados, porém, se você pegar a época das chuvas, não terá aproveitado o que você poderia aproveitar na primavera, por exemplo.
Somente Eilat e Mar Morto, você terá prazer de entrar na água, pois em qualquer parte do ano, são quentes. O Mar Morto no inverno, na época das chuvas fica difícil o acesso, porque tem o efeito dos בולענים bolanim, que são aqueles buracos ou crateras.


No meu ponto de vista, nem o inverno e nem o verão em seu auge, para não derreter seus miolos e nem estragar seus passeios com as chuvas… a melhor época para visitar Israel é a primavera (abril e maio). O clima é delicioso, nem muito frio e nem muito quente. O país fica todo florido, viajando pelas estradas, as paisagens ainda são verdes e já floridas.
Há vários passeios na natureza para ver as flores naturais que saem nessa época.

Aparelhos eletrônicos:   a energia aqui é 220, então tragam seus aparelhos com um transformador de energia, ou traga apenas seus aparelhos bivolt.

Gostou? Então curta!
Bjim

36 comentários:

  1. Olá Vivi! Vou visitar Israel de 20 a 28/novembro,ficardi hospedado em Tel Viv, Jerusalém e vou ao mar morto, que tipo de roupa devo levar. Abraços, Marcos César.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, em novembro é frio já... traga roupas mais quentes para jerusalém. Roupa de praia para o Mar Morto e roupa de outono para Tel Aviv, mas a noite e de manhã esfria mais.

      Excluir
  2. Olá Vivi!
    Vou visitar Israel de 20 a 28/novembro, que tipo de roupa devo levar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:15

    ola, irei para israel em marco! qual tipo de roupa levar

    ResponderExcluir
  4. Cristiane18:21

    Olá Vivi estarei visitando Israel no inicio de outubro juntamente com a minha familia, gostaria de umas dicas sobre lugar para hospedagem, e outras dicas a mais. Se puder me responder via e-mail eu agradeço, crisbdelima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Anônimo03:35

    Olá Vivi, muito bom seu post!

    Estarei indo a Israel na primeira quinzena de abril, de 1 a 15. Poderá estar frio e calor? Que roupa levar? Outra coisa, tem "restrições" para mulheres usar bonés?

    ResponderExcluir
  6. Olá Vivi, irei visitar Israel em setembro de 2017, fiquei sabendo que é inicio do inverno, isso é verdade? Que tipo de roupa e calçado devo levar? estou super perdida

    ResponderExcluir
  7. Olá Vivi.

    Muito obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  8. vivi, olá! meu nome é laura e estou fazendo alyah agora em julho, alguma dica boa?
    onde tem lojas de cosméticos boas? onde comprar saias e roupas em geral?

    ResponderExcluir
  9. Oi, bom dia
    Vou visitar essa Terra Santa no início de fevereiro (procurei no texto esse mês e não achei) alguma dica?

    Grato
    Sivirino Vicente

    ResponderExcluir
  10. Greice Belke18:05

    Olá Vivi. . Vou para Israel em Setembro. Minha dúvida é: Em relação ao Brasil, o que é "bom" comprar aí???

    ResponderExcluir
  11. Anônimo18:12

    Olá Vivi! Vou visitar Israel agora em outubro que tipo de roupa e levar. Abraços. Seu blog é top .

    ResponderExcluir
  12. Olá Vivi! Estarei em Israel de 6 a 15/10. E não sei que roupas levar... Ainda está muito quente nesse período? Vc aconselha o uso de calça jeans?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Gratidão Sempre por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Zezé... obrigada por comentar.

      Excluir
  14. Boa tarde !!! Vou visitar Israel no começo de dezembro, quais roupas levar? Tenho que trocar o dólar ou só o dólar eu consigo comer e comprar umas lembrancinhas? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  15. olá Vivi!

    Irei visitar minha tia em Israel dia 15/11 a 15/12 estou com duvidas referente aos medicamentos,devo levar na mala de mão? tenho alergias renite posso levar spray nasal?

    ResponderExcluir
  16. Anônimo11:31

    Oi Vivi estarei indo para Israel no mês de dezembro que tipo de roupa que precisarei levar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roupas de frio com certeza, com previstas chuvas.
      Dezembro é inverno, pode ter chuvas e ventos fortes, neve no norte e às vezes em Jerusalém.
      Traga bota, meias quentes, cachecol, gorro, e bons agasalhos e um casaco.

      Excluir
  17. Muito bom
    Muito obrigada 😘

    ResponderExcluir
  18. Vivi amei suas dicas, estou programando minha ida em abril de 2019 , seguindo suas dicas da estação. ❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que show! Seja muito bem vinda Mara! É a melhor estação do ano, mas traga agasalhos e camisetas de manga curta, pois haverão dias mais quentes, outros mais frios... As noites e manhãs são bem frescas, e em Jerusalém e no norte, são bem mais frias. Faça uma bela viagem!

      Excluir
  19. Genilton Willians16:40

    Boa noite vivi.
    Sera minha primeira vez e talvez a de muitas em Jerusalém, ISRAEL.
    Mas o que eu posso comprar para meus filhos um de 10 e outro de 4 anos e minha esposa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom Genilton, tudo bem?
      Presentes são coisas bem pessoais, e depende muito do valor destinado a eles.
      Segue aqui minhas dicas:
      Para sua esposa, setia legal levar produtos cosméticos do Mar Morto, levando em consideração o tipo de pele dela e o que ela usa. TAmbém pode levar temperos, se ela é daquelas que ama cozinhar como eu, irá enlouquecer quando conhecer os sabores diversos que usamos aqui.
      Já para as crianças, o que eles gostam mesmo são de jogos e brinquedos, então, para o grande, eu levaria um jogo israelense, por exemplo TAKI, vende em qualquer livraria ou loja de brinquedo. E para o pequeno, levaria algum brinquedo que ele gosta, precisa saber em que fase ele está..hehehe
      Para ambos, também pode levar uma camideta de time de futebol daqui, mas não seria o presente principal, pois eles preferem com certeza o que citei anteriormente.

      Excluir
  20. Gostaria de saber se posso levar do Brasil remédios pra dor de cabeça enjoos etc tenho diabetes tem algum problema em levar minha medicacao e aparelho de medir a diabete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom querida, tudo bem?
      Claro que você e deve levar seus medicamentos e aparelho. Caso você tenha carta médica, leve também, mas se não tiver, pode levá-los mesmo assim.
      Na mala de mão, leve somente o necessário para a viagem (vôo)... na mala despachada, leve o restante que você necessitará até o término de sua viagem. Faça uma boa viagem.

      Excluir
  21. Oii vivi, muito obrigada pelas dicas.
    Estou indo ficar 3 meses em Israel na casa de uma família conhecida, e não tinha noção do que levar...
    Nunca fui pesquisar a fundo sobre o país, pois achei que nunca iria tão longe hahaha Infelizmente a maioria das notícias que temos daí e dos países vizinhos são das guerras.
    Então tive essa oportunidade de fazer um mini intercâmbio e fui atrás para saber um pouco mais, e estou achando super interessante as pesquisas que estou fazendo, e agora as dicas que voce passou tirou todas minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  22. Ei Vivi, gostaria de uma informação:
    Estarei chegando em Israel no dia 25/11/18, sei que esse período é inverno. Qual é a temperatura durante o dia e a noite? Ouvi dizer que pela manhã é bastante frio, depois do almoço esquenta um pouquinho e no início da noite a temperatura já cai. Pode me dizer uma média de temperatura e a sensação térmica? Grata!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo10:22

    eu vou eta viajando em fevereiro de 2019 para israel e como pesquisei é um período de muito frio, sera que compensa comprar casaco e sapato aqui ou lá pra levar.

    ResponderExcluir
  24. Vivi, tenho lido paras materias e são desencontradas. Estarei em Israel de 23/12/2018 ate 30/12/2018. Tem blogs que dizem que faz frio e tem q levar casaco pesado, mas a grande maioria fala que durante o dia tem que levar blusa de manga curta pq faz calor, isto procede ? Vou para Jordania tb, vc tem alguma dica ?

    ResponderExcluir
  25. Vivi, tenho lido paras materias e são desencontradas. Estarei em Israel de 23/12/2018 ate 30/12/2018. Tem blogs que dizem que faz frio e tem q levar casaco pesado, mas a grande maioria fala que durante o dia tem que levar blusa de manga curta pq faz calor, isto procede ? Vou para Jordania tb, vc tem alguma dica ?

    ResponderExcluir
  26. Estou viajando em junho, me informaram,que posso levar euro tbm. Procede?

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Vivi. Acabei de ler os seus comentários, muito úteis.Vou de 3/11 a 10/11 a Israel. Como já tenho 70 anos, não sei, se vou dar conta do recado(grupo). Devo levar roupa leve,ou +quente? Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Ola vou vizitar Israel em janeiro preciso levar casaco pesado?

    ResponderExcluir
  29. Mari11:38

    Vivi
    Que roupa levar entre 19 marco a 2 abril ?!

    ResponderExcluir
  30. Irei para Israel em meados de fevereiro o que devo levar.

    ResponderExcluir

Bem vinda ao meu bloguinho! deixe seu recado e responderei o mais breve possível. Beijinhos! Vivi ;)