Quem são os brasileiros que vivem em Israel?

Israel tem uma comunidade pequena de brasileiros, e não são “unidos” como em outros países. Não sei o motivo, mas os brasileiros que vivem aqui em Israel, em grande parte dos casos não se misturam com o restante. Não sou a única a pensar assim, já conheci muitas pessoas aqui que pensam o mesmo.
Graças às redes sociais, esse cenário melhorou, e hoje podemos notar mais união entre alguns grupos específicos de brasileiros.


Mães brasileiras em Israel - Grupo Mamazuca

Só brasileiros judeus vivem Israel? Quem são os brasileiros que escolheram morar aqui?

Eu costumo dividí-los em grupos:


Brasileiros judeus: famílias inteiras ou não, que escolheram Israel para viver, usando a lei do retorno (alyah), que é a lei que o país tem onde ajuda judeus do mundo inteiro a retornarem ao seu país, depois de 2000 anos na diáspora.



Como é o caso da família judia Teitelbaum que saiu de SP para viver em uma cidade de imigrantes em Israel. Muito felizes, deixaram toda a vida que tinha no Brasil, para recomeçar uma vida nova com toda a família em Israel. Venceram todos os desafios de recém chegados a um país que fala um idioma semítico nada fácil de ler e escrever. Todos já se encaminharam e amam viver aqui. As crianças já falam, lêem e escrevem hebraico. A mãe, Michele Teitelbaum, estudou uma nova profissão, mas conseguiu relizar seu sonho que era voltar a ser pedagoga. Desconheço a existência de um casal de judeus brasileiros mais simpáticos e felizes que esse belo casal.

Família Teitelbaum



Brasileiros ilegais que vieram tentar a vida em Israel, conseguiram chegar aqui e, depois de muitos anos, construíram família, conquistaram sua cidadania e nem pensam viver no Brasil. 

Brasileiros e brasileiras casados com israelenses ou israelitas.
Conheço vários casais mistos, que deram certo e vivem aqui em Israel, porque  preferem a educação de país de primeiro mundo e a tranquilidade daqui a viver no Brasil, principalmente após o nascimento dos filhos. 


Brasileira em Israel
Família Koriat


Muita gente acha que viver aqui é perigoso por causa dos conflitos, mas para muitos estrangeiros que moram aqui há décadas, esse país é o paraíso. Podemos passear em parques com nossos filhos sem a preocupação de assaltos, sequestros, arrastões. Crianças vão à escola sozinhos sem perigo, o que tranquiliza muito os pais. Tirando a correria de grandes cidades, a vida em vilas, pequenas comunidades e kibbutz, é muito tranquila, ideal para quem tem filhos.

Brasileira em Israel
Família Gomes

Religiosos de diversas religiões que vivem aqui por missionarismo: católicos, ortodoxos romanos e gregos, evangélicos, protestantes, entre outras religiões. Passeando por Jerusalém, Haifa ou Yafo, entre outras, você pode ver vários religiosos de diversas religiões vivendo ou visitando Igrejas e templos, lugares sagrados, vivendo em comunhão sem nenhum problema.

Há diversos grupos formados no Facebook por brasileiros que moram aqui em Israel, o que acabou “unindo” mesmo que, virtualmente, os brasileiros.
Por exemplo, o grupo de mães brasileiras que vivem em Israel, excelente lugar para tirar as dúvidas que surgem na criação e educação dos nossos filhos, principalmente, para aquelas que não tem sua família aqui, apenas a família do marido israelense.
Outro grupo para brasileiros que vivem aqui, “Cozinhando em Israel”, os quitutes que conseguimos fazer aqui com os ingredientes substituídos, já que nem sempre encontramos os produtos que estávamos acostumadas usar no Brasil. 
Há outros grupos que unem de certa maneira, mesmo que virtual, brasileiros com os mesmos interesses, seja comida, cultura, etc.

E, se onde tem brasileiro, tem boa comida, samba e caipirinha, aqui não é diferente. Temos nossos points de refúgio às nossas raízes, e lá, somos todos apenas brasileiros curtindo a nostalgia.

Agradecimentos: obrigada a todas que colaboraram com o  post, autorizando ou doando fotos. 










7 comentários:

  1. Recomendo um grupo do facebook que tem se destacado em ajudar brasileiros por vir e chegando: https://www.facebook.com/groups/SecretTelAvivBrasil/
    É para todos brasileiros e toda Israel. Inclusive muitos não brasileiros têm se refugiado no grupo também para a conselhamento e ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, sou brasileiro, do interior de sp,tenho 27 anos,na minha adolescência tive contato com uma familia judia, frequentei por anos a casa deles, conheci o judaismo, frequentei a comunidade judaica local, porem anos se passou atualmente moro em curitiba, emfim aprendi a amar israel, e sempre tive e tenho o sonho de ir embora para israel, porem não sou judeu comprovado, e nem convertido.será que é possivel eu ter a chance de viver em israel.conseguir visto, emprego e estudar, viver .no mais que eu sonho.tenho a impressão que se eu estiver ai, tudo tem mais chances . por que uma vez entrei em contato com a agencia judaica daqui e eles foram bem rudes .gostaria de uma opnião uma ajuda . serei muito grato
    josé

    ResponderExcluir
  3. meu email caso queiram colaborar , luispaina@icloud.com

    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11:53

      Luis, uma coisa é você querer se tornar judeu, ter o desejo que vem do coração, da alma que faz com que você queira se tornar judeu para viver uma vida judia plena de acordo com a religião. Isso é uma conversão. endo judeu, automaticamente você terá o direito a viver legalmente em Israel e receber cidadania israelense, mas se converter para poder viver em Israel não é o caminho certo. Uma coisa é religião, outra é imigrar. Sim, existe imigração para não judeus para Israel, mas é bem difícil. O casamento lhe concede o direito, executar uma função profissional da qual Israel necessite, como qualquer país que tenha leis de imigração, Israel também funciona assim.

      Excluir
  4. Anônimo10:14

    Olá, como chama o grupo de mães brasileiras no face?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo18:09

    Olha gostaria de receber uma informacao. Estamos pensando em visitar Israel, mas não gostaria de pagar um guia, não porque não queira, mas por economia mesmo, pouco dinheiro. Sei o que quero visitar. A pergunta é: Em Israel tem ônibus que eu possa pegar pra ir onde quero?

    ResponderExcluir
  6. Não ficou muito explícito a questão de pessoas não judeus. Uma pessoa não judeu pode visitar o país de israel? O país tolera cristãos? Existem penas de penalidade pra quem não for judeu? RespOnde aí, pois é muito importante esse conhecimento. Agradeço.

    ResponderExcluir

Bem vinda ao meu bloguinho! deixe seu recado e responderei o mais breve possível. Beijinhos! Vivi ;)