Pêssach em Israel - algumas curiosidades

As casas em Israel, tanto de judeus religiosos, como de judeus tradicionais, fica em plena faxina total. É nessa época do ano que as pessoas aproveitam pra dar aquela geral em cada cantinho da casa e jogar aquele fogão velho, aquela pia quebrada, etc fora... Andando pelas ruas, você poderá ver algumas calçadas cheias de lixo, o que quer dizer, que eles já fizeram a faxina de Pêssach.
 Olhem que lindo conjunto de bandeja dos elementos de Pêssach e prato para matsá, com o tema da saída do Egito. Super original!



Curiosidade: tem o dia certo para cada bairro poder jogar na calçada esse lixo, pois o caminhão da prefeitura passa recolhendo com a ajuda de uma pá carregadeira (acho que é assim que se diz, hehehe).

Morar em Israel te faz sentir cada festa judaica como se você estivesse vivido na época da Torá (Bíblia judaica).
Pêssach é a festa mais importante e a maior em termos de organização, preparação e trabalho...hehehe
Além de limpar toda a casa para a retirada do chamets (levedura, fermentado).
Nós procuramos comer tudo o que contém chametz antes de Pêssach. O que não conseguimos terminar, fazemos a venda do mesmo.

Somente essa semana, depois de quase 8 anos morando em Israel, eu descobri que alguns supermercados recebem os produtos ainda fechados que contém chametz e dá um vale compras no valor.

Quem deixa para fazer as compras de Pêssach nas vésperas do feriado, como eu fiz esse ano, sofre uma grande desilusão.
É isso mesmo! Eu fui ao supermercado que sempre faço a compra do mês e pensei que ele estaria com as prateleiras cobertas com uma lona branca (PROIBIDO COMPRAR) por ser chametz, mas a minha decepção foi, que ao chegar no mercado, eles mudaram os produtos de lugar.
Por ex.; Encontrei maionese na parte das fraldas descartáveis, e as fraldas na parte de comida chinesa. Foi uma verdadeira confusão!
As pessoas ficaram perdidas, os funcionários malucos explicando onde foi parar cada item... enfim... Uma baderna!


A única que se divertiu bastante nas compras, foi a fofissima da minha filha, Sheli... Olhem a carinha de felicidade quando coloquei as bonecas no carrinho junto com ela...kkkk

Continuando...
Se fosse só isso, estaria fácil, mas parece que em Israel quando tem festa, as pessoas saem às compras desesperadas como se houvesse anunciado a guerra. 
Muitos produtos estão em falta nos supermercados (grandes) que eu vou, como o vinho tinto doce, que além de servir no kidush da festa, ainda é usado na receita de charosset (um dos elementos de Pêssach) - o que eu mais gosto...kkkkk

 Alguns judeus comem grãos em Pêssach, outros não... 
Eu não encontrei lentilha preta em nenhum supermercado - Um choque!


Na foto acima são algumas delícias que comemos apenas nessa época do ano, somente em Pêssach.

Vou aproveitar essa semana e postar algumas receitas de Pêssach.
Passar uma semana sem comer chamets (fermentado) é difícil, mas há algumas guloseimas que podemos comer e deixamos para essa época do ano, assim torna essa festa ainda mais especial.

Esses são biscoitos doces de chocolate e côco de vários tipos, casher para Pêssach. Não contêm levedo (fermentação).



Os biscoitos podem ser comprados a granel também, dependendo do lugar.

Pois é galerinha, essa festa é a mais engordativa e durante e depois é preciso tomar o suco detox para aliviar nosso organismo de tanta comida.





0 comentários:

Bem vinda ao meu bloguinho! deixe seu recado e responderei o mais breve possível. Beijinhos! Vivi ;)