Dia do Holocausto em Israel - Yom haShoá





Hoje, dia כ"ח ניסן (data judaica), é o dia em que lembramos em Israel o Holocausto.
Um dia MUITO triste! Ontem a noite (27/04/2014), no Museu do Holocausto - Yad Vashem em Jerusalém, como de costume, teve a cerimônia em homenagem aos 6 milhões de judeus mortos pelos nazistas.
Acompanhem as imagens aqui.

Todos os anos, são convidados sobreviventes da guerra dos nazistas, para falarem sobre como conseguiram sobreviver ao frio, fome, medo e chegar para Israel.
As histórias são arrepiantes e muito tristes.

                                         

Eu mesma já fui 3-4 vezes no Yad Vashem e cada vez eu choro de novo, me arrepio de novo, sinto revolta, como se fosse a primeira vez que vejo as recordações de atos tão absurdos contra a humanidade.

Bem, em Israel, nesse dia, as 10:00 da manhã, é tocada uma sirene em todo o país em respeito aos mortos.
Se andamos pelas ruas nesse período, podemos notar que todos param por 1-2 minutos, enquanto ouvem a sirene, não se movem. É triste demais! Arrepia a alma! É importante para lembrarmos dos mortos no Holocausto (Shoá) e em respeito, carros param no acostamento e ficam de pé pela memória dos judeus mortos.


Vejam o vídeo das pessoas parando quando a sirene toca.


Parece "bizarro", mas só para quem mora aqui e conhece as notícias como elas acontecem e não como a mídia as vendem, é que pode entender o quão importante é para os judeus, lembrarem do Holocausto. Respeitarem os sobreviventes, que em breve não estarão mais entre nós, por serem pessoas idosas. 

Simplismente não podemos apagar de nossas memórias esse fato, o ódio do mundo pelos judeus.







0 comentários:

Bem vinda ao meu bloguinho! deixe seu recado e responderei o mais breve possível. Beijinhos! Vivi ;)