Da série Conheça Israel - Givat HaTurmus e Emek Haela

Oi pessoal!
Hoje nosso passeio foi no Emek Haela (Vale da Elá), próximo de Belém e no Givat haTurmus (Monte do Turmus).
Esse lugar além de lindo, com um puro nessa época do ano, ainda nos leva há muitos anos atrás com a história de Golias e o rei Davi.

"Uma leitura rápida de Samuel 17, vai lembrar-nos que esta era a cena da batalha de Davi e Golias. Saul e seu exército estavam acampados aqui e Golias, o gigante desafiou-os diariamente para um combate para resolver a batalha com os filisteus. 
David era o mais novo dos filhos de Jessé e foi enviado para check-up em seus irmãos. Ele aceitou o desafio que tinha sido recusado por todos do exército de Saul, encontrou uma armadura pesada e,   lutou  e, invocou o nome do Eterno e triunfou sobre Golias.
David venceu Golias, triunfou, temendo os princípios de D'us sobre o valentão.
Não há mais nada para recordar a batalha hoje, mas, existem algumas vistas deslumbrantes e se você for o topo da Tel Sokka (Tel Sacha) e ler o 1 Samuel 17 em voz alta que vai fazer a sua magia."

Fomos lá conferir o local e aqui estão as fotos desse lugar MARAVILINDO e com uma rica história.

As famosas e queridas Kalaniot (Singular = Kalanit)




A famosa Turmus, que floresce nessa época do ano, fim de inverno e início de primavera, deixa o lugar ainda mais lindo e perfumado. O monte leva o nome dessa belezinha, por chamar tanto a atenção com sua linda cor e beleza.


Essa é uma pequena amostra de como fica florido e lindo. Nessa época, é cheio de visitantes com muitas crianças, pois até eu senti vontade de brincar e correr entre as flores. :)

Essa é a Irit, belíssima e charmosa, fazendo a diferença no vale.

Aqui em Israel é muito comum crianças de 4-5 anos conhecerem todos os nomes dessas flores que brotam nessa época, pois é de praxe, as famílias passearem na natureza e ensinar seus pequeninos não apenas o nome dessas belezuras, como também não colhê-las, para deixar Israel ainda mais lindo por mais tempo.

Minha filha, Sheli (1ano e 2 meses), aproveitou muito, curtou muitooo esse passeio florido :)


Essas belezurinhas são as Rakafot (no singular: Rakefet). Guerreiras, florescem entre as pedras, pois adora um friozinho.


As roxinhas são as Turmus e as amarelinhas são as chamadas aqui de Chardalim (Mostardas - por terem o sabor ardidinho da mostarda) - a criançada adora comê-las para sentir o ardidinho.

Olhem essas mini margaridinhas que fofurice! 

E tem também flores que eu ainda não aprendi o nome...kkkkkkkkk

Se você souber, escreve um comentário aqui no blog com o nome, please! :)

A vista de cima... na parte que vemos a estrada que segue até Belém. 

Givat haTurmus



Espero que tenham gostado e fiquem de olho em nossas aventuras por Israel.







0 comentários:

Bem vinda ao meu bloguinho! deixe seu recado e responderei o mais breve possível. Beijinhos! Vivi ;)