10 Dicas de como não ficar doente no outono

Shalom pessoal, tudo bem?




Para quem não conhece Israel no outono, saiba que eu chamo essa linda estação de estação dos remédios...
Quem é mãe sabe que toda mudança de estação, as crianças ficam mais sensíveis aos vírus, mas o outono e em seguida o inverno, são realmente os grandes vilões para os pequeninos e até para nós, adultos. Resfriados, gripes, tosses alérgicas, viroses de coriza e mal estar nos perseguem nas duas estações.

Depois de 15 anos, eu aprendi alguns "truques" com a vida, que ajudam a diminuir essas doenças de outono.
De um lado ainda está quente, e ainda usamos o ar condicionado, mas do outro lado, a tarde vai esfriando e em alguns lugares de Israel, podem chegar a 10 graus durante a noite, como Tzfat no norte, por exemplo, ou 14 nas serras de Jerusalém .
Por isso, vim escrever pra vocês algumas dicas que poderão ajudá-los a sofrer menos esses inconvenientes da saúde.

Dicas:
1- Manter os filtros do ar condicionado limpos, e 2 vezes ao ano, chamar um técnico para limpar o ar condicionado por dentro, eliminando o mal cheiro, as bactérias, e a sujeira que respiramos, seja usando o ar frio ou quente.
Você mesma pode fazer essa limpeza, usando um spray próprio para limpeza de ar condicionado.

2- Se você usa umidificadores, cuidado com a higiene, pois suas bactérias são mais perigosas que o próprio ar seco para a saúde dos pequeninos. É preferível usar sempre uma toalha úmida com algumas gotas de óleo de essência de eucalipto quando umidecer a mesma, e deixe-a pendurada no quarto a noite toda. Se quiser, passe pano no chão com água, vinagre e óleo de eucalipto, assim o quarto ficará limpo de pó e fresquinho com cheiro de eucalipto que ajuda a abrir as narinas.

3- Tomar probióticos é a melhor saída para diminuir os riscos dessas doenças, e para os pequeninos, até pode ser em formato de ursinhos, pó sem sabor que misturamos nas bebidas, ou natural, se você for uma mãe super aplicada. Dê sempre antes da chegada da nova estação, para fortalecer a imunidade das crianças. Eu sou a favor dos probióticos naturais e se quiserem, posso até ensinar como fazer. 

4- Use todas as receitas de chás da época da vovó, pois sempre funciona e ajuda a amenizar a chegada ou o mal estar, quando já estamos com esses vírus. Os médicos sempre receitam os mesmos medicamentos, e pedem para tomarmos a sopa de frango (dizem ser antibiótica), bastante água e dormirmos bastante....hehehe 

5- Tomar bastante água, e lembrar de fiscalizar a quantidade de água que nossos filhos tomam é muito importante e fará toda a diferença na época das tosses e corizas.

6- Alimentação saudável sem muita porcaria, doces ou laticíneos. Laticíneos aumentam o catarro e prolongam as tosses. Opte por leite vegetal e guloseimas caseiras e saudáveis.

7- Tenha sempre em casa o própolis verde, puro e sem álcool e dê 2 gotas por dia.

8- Limão e gengibre em suco ou chá, ajuda muito também.

9- Elixir da saúde, o meu chá predileto, para todas as estações, de menos no verão, pois é insuportável tomar chá quente...hehehe

Eu faço além do elixir da saúde, outros chás que me ajudam quando estamos resfriados em casa. 
Se vocês gostaram desse post e quiserem aprender a fazer os chás, deixem nos comentários, e farei.

IMPORTANTE

Crianças sensíveis, com bronquites, asma, imunidade baixa ou doença autoimune, os pediatras pedem para tomarem a vacina de gripe, que eles dão nas escolas, ou nos postos de saúde. A época da vacina é outubro, a vacinação é feita nos postos de saúde, gratuito, muitas vezes nem precisa marcar, basta chegar o dia que as enfermeiras estão e pedir. Crianças na escola, terão a vacinação lá mesmo, e cada pai assina se quer ou não que seu filho seja vacinado.





Um comentário:

Bem vinda ao meu bloguinho! deixe seu recado e responderei o mais breve possível. Beijinhos! Vivi ;)