Israel em Chamas

Shalom!



  Não era o dia de gravar e nem de postar, mas devido a quantidade de pedidos para que eu falasse um pouco sobre o que está acontecendo aqui, resolvi gravar e postar hoje mesmo esse vídeo.







O assunto não me agrada e me deixa péssima, por isso, falei de outras coisas também no vídeo, como outono, frutas da estação, tempo, clima e, finalmente sobre a nova onda de atentados aqui em Israel.

Outono em Israel:
Nessa época do ano, o clima fica muito seco, com falta de chuva desde o inverno passado, e ventos trazendo areia do deserto, as famosas tempestades de areia.
O horário passa a ser o de inverno, escurecendo às 16:30, fazendo os dias mais curtos e mais melancólicos.
Nessa estação, os problemas respiratórios pioram e a pele fica extremamente seca, rachada, com feridas de coceira, lábios rachados, e aqueles conhecidos "choques" ao tocarmos nas pessoas ou em certos lugares.

Frutas da estação:
As frutas normais dessa estação são:
Figo, caqui, abacate, goiaba, pitaya, maçã, tâmaras, e as frutas cítricas que estão já apressadinhas e acaba amadurecendo antes do inverno, como; laranja, pomela, eshcolit (toranja), limão, tangerina, etc...


Vocês se lembram dessa mesma época, no ano passado (2015), que começaram as ondas de ataques das facas, onde chamamos de "intifada das facas"?
Agora Israel está em chamas, e posso dar o mesmo nome: "intifada das chamas".
É a época mais seca ano, onde a umidade é de 12%, há ventos fortes trazendo areia do deserto, facilitando atos criminosos como os que vem acontecendo desde a semana passada, já que a previsão de chuva é bem distante do que se espera e precisa.



Tristeza total ao ouvir uma criança de 7 anos dizer que tiveram que abandonar a escola no meio da aula, para voltarem para suas casas, por causa da fumaça, mas muitos voltaram e não tinham mais casas. 
O que me deixa mais aliviada aqui em Israel, é ver as pessoas se ajudando uns aos outros mesmo quando não se conhecem. 
Esse fim de semana, evacuaram uma enorme área de Haifa, e muitas pessoas ficaram sem lugar pra ficar. Foi daí que surgiram os convites para receberem essas pessoas em casas de conhecidos, familiares, amigos ou estranhos mesmo. A solidariedade é comovente! Eu fico extremamente feliz por viver aqui e poder ajudar.


Hoje pela manhã, deram os números nos jornais:
1800 casas foram atingidas pelo fogo
624 casas foram totalmente queimadas

Cada pessoa que teve sua casa destruída com prejudicada nesses atentados, receberá do governo israelense 2500 shekel para recomeçar. Comprar roupas, calçados, artigos de uso pessoal, cobertores, etc.



Um comentário:

Bem vinda ao meu bloguinho! deixe seu recado e responderei o mais breve possível. Beijinhos! Vivi ;)