Conflito Israel x Palestina - depoimento



Em todos esses anos, nunca tinha vivido a experiência de sirenes de mísseis.
Tenho sorte de morar numa casa que tem um abrigo "verdadeiro" (miklat) e não apenas um cômodo dentro de casa, que geralmente é um dos quartos das crianças onde se é "mais seguro" (mamad) que os outros cômodos, por ser um pouco mais reforçado e conter uma janela especial e filtro em caso de ataque de gases.
Também tenho sorte de morar numa área que não foi atingida nenhuma vez por mísseis, mesmo tendo tido 10 sirenes desde o início da operação de defesa de Israel contra os ataques do Hamas.

Recebo muitos emails e mensagens de pessoas que me conhecem pela loja, ou pelo facebook e até pelo blog mesmo, elas querem saber se estou bem e se onde eu moro é seguro.
Estamos todos bem, e onde eu moro "é seguro".
Não entrarei em detalhes sobre o conflito, pois quero apenas dizer como é viver essa experiência de ter nossas vidas bagunçadas, passando semanas dentro de casa sem levar nossos filhos para passeios em férias de verão. Não podendo curtir a praia, ou uma simples caminhada a tarde com sua filha. Mudando nossos hábitos mais simples, como ir ao supermercado, e fazer as compras pela internet, para termos mais segurança.

SIRENE DE MÍSSEIS:
As sirenes funcionam de modo que tenhamos como nos precaver contra os ataques do Hamas.
Na TV, quando há alerta vermelho, é mostrado no lado da tela, no meio da programação os códigos das áreas. Sempre que há sirenes, podemos ver pela TV em qualquer canal israelense as áreas.
Sendo assim, se moramos próximos à alguma área com sirene, já ficamos em alerta, pois o próximo pode ser nossa cidade.
No rádio, quando saímos de casa de carro para resolver algo que não pdoemos deixar passar, como por exemplo uma consulta médica, um exame, etc, é cortada a programação no ato e avisa-se "azaká beJerusalém", por eemplo, o que quer dizer... Sirene em Jerusalém.

É muito desgastante viver acompanhando as sirenes do país, pra saber se seus amigos estão bem e seguros. Eu e algumas amigas que também são brasileiras, criamos uma sala de bate papo no whatsapp que chama "alarmes" e assim, sempre que tocou a sirene, falamos umas com as outras e nos acalmamos, trocamos experiências de medo, etc.

Como reagir ao toque da sirene:
O país foi dividido em diversas áreas, contendo um código diferente em cada uma delas de acordo com a distância entre a Gaza e a cidade israelense.
Ao ouvir a sirene, cada área tem um tempo determinado para se abrigar em local seguro e deve aguardar 10 minutos pra sair, pois quando o míssel é interceptado pelo Iron Dome demora uns minutos até cair os destroços do míssel.
O maior problema são as cidades do sul de Israel, mais próximas à Gaza, que o tempo para se abrigarem é muito curto, sendo que algumas tem apenas 35 segundos e muitas vezes não conseguem chegar em local e segurança, expondo assim, suas vidas.
Onde eu moro, por exemplo, temos 1:30 e conseguimos sempre nos abrigar em local seguro, mesmo com criança pequena para proteger.



Como devemos agir quando estamos na rua ou no trânsito e toca a sirene:  
As regras de segurança nesses casos são; se estivermos dirigindo, devemos com calma parar o carro no acostamento e sair de perto do veículo, deitar no chão com as mãos sobre a cabeça.
Como eu faço - sempre que saímos de casa, meu marido dirige sempre do lado com acostamento e eu sempre observo onde podemos nos esconder.
Quando estamos na rua, devemos nos abrigar em locais menos expostos, tipo atrás de muros, sempre longe de veículos. Ou se o lugar é aberto, devemos deitar no chão com as mãos sobre a cabeça.



Experiência: meu marido, estava dirigindo na estrada quando tocou a sirene, ee parou o carro e logo viu uma manilha para escoar água da chuva. Ele é magro e conseguiu esconder dentro da manilha que por sorte estava seca...rs
Comigo já aconteceu de tocar a sirene quando eu não estava em casa. Fui ao correio, estacionei o carro e ao desligar, ouvi no rádio que havia sirenes em muitos lugares e todos nas áreas próximas de casa. Saí ligeiramente já procurando onde me abrigar e no caminho liguei pra avisar meu marido que estava no jardim de casa brincando com nossa filha de 18 meses. Foi o tempo de desligar o telefone e tocou a sirene!!! Eu estava abrindo a porta do correio pra entrar e foi aquele auê... a mulheralha apavorada perguntando se tinha abrigo e como podíamos chegar lá. Foi quando o gerente destrancou a porta de entrada de funcionários e todos os clientes fomos para o abrigo, aguardamos 10 minutos e saímos. Foi uma sensação horrível, estar em abrigo lotado com pessoas desconhecidas e cada uma tentando ligar pra saber de seus filhos em casa, se ouviram a sirene e se estavam em local seguro, etc...


Essa é uma imagem de uma maternidade quando tocou a sirene. As mamães segurando seus bebês recém nascidos, foram para a saída de emergência, e aguardaram os 10 minutos nas escadas. Nesse caso, ou não tinha quarto de segurança na maternidade, ou ficava longe e elas acharam mais rápido e seguro abrigarem-se nas escadarias, o que também é válido em casos de construções antigas sem abrigo.

Somente 30% das casas possuem abrigos próprios, sendo que muitos edifícios tem apenas o "reder madregot", as escadarias para todos os moradores.
E é assim que muitas pessoas tentam proteger suas  vidas, quando temos sirenes. 
è possível escrever um diário somente das experiências dessas pessoas, que muitas vezes ficam com alguém enrolado na toalha, ensaboado, pois a sirene tocou justo na hora do banho... outros de pijama, calção de dormir... enfim... muitas histórias pra contar.



O que mais comove nessa época em que nossos nervos estão à flor da pele e nosso coração apertado com toda essa tensão, é ver a solidariedade dos israelenses quando toca a sirene. sempre há aqueles menos preparados que necessitam de uma ajuda, e Deus sempre coloca um anjo para ampará-lo. vejam essas duas imagens de um estranho protegendo o bebê com sua própria vida.


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nós NÃO estamos acostumados com a guerra e nem a viver ameaçados com ataques de mísseis. O que todos nós queremos é poder sairmos pelas ruas sem o risco de tocar a sirene e ter que correr com nossas crianças para um lugar seguro. 
Não queremos viver ameaçados por atentados de terroristas vindo de túneis subterrâneos que começam na Gaza e terminam em nossos quintais. também não queremos receber essa chuma de mísseis que, nem ao cessar fogo humanitário, o Hamas deixa de atacar Israel.

TODOS NÓS QUEREMOS PAZ!!!



6 comentários:

  1. É uma situação muito triste...
    Só Deus para tocar o coração dessas pessoas para essa guerra acabar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Nanda, mas Deus está conosco!
      Obrigada pelo carinho!
      Bjks
      Uma semana de paz.
      Vivi

      Excluir
  2. Que tudo se resolva e a paz volte a reinar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amén Renata! Lidar com terroristas não é uma tarefa simples, mas com a ajuda de Deus venceremos esses ataques e voltaremos à nossas vidas normais.
      Bjks
      Vivi

      Excluir
  3. marinaldo calixto da silva00:45

    mas sempre tem disparos e guerras ai em Israel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Marinaldo, somente em época de conflitos, de mísseis.

      Excluir

Bem vinda ao meu bloguinho! deixe seu recado e responderei o mais breve possível. Beijinhos! Vivi ;)