Para quem nunca ouviu falar, a Cabala é a parte "mística/esotérica" do judaísmo.
A tradução para a palavra קַבָּלָה - (Cabalá em hebraico), é receber.
A Cabalá seria o significado interno da Bíblia Hebraica, (a Torá) e da literatura rabínica. No judaísmo tradicional, somente homens estudam a Cabalá, mas fora dele, há muitas mulheres que também tentam conhecer e viver os ensinamentos da Cabalá como as famosas: Madona, Wanessa Camargo, Demi Moore, Naomi Campbell, Fernanda Souza, Ellen Jabour, entre outras.
O livro do Zohar (Livro do Esplendor), escrito pelo lendário Rabbi Shimon bar Yochai, é um dos principais da Cabalá, com sua dimensão mística, é a obra mais sagrada da Cabalá.
Rabbi Shimon bar Yochai que, segundo o Talmud, fugiu das autoridades romanas que queriam matá-lo, ele seu filho, Rabi Elazar, e esconderam-se em uma caverna nas montanhas da Galiléia. Pai e filho passaram 13 anos confinados nessa caverna, dedicando-se completamente ao estudo da Torá. Enquanto moravam na caverna, ele e seu filho foram visitados pelas almas de Moisés e do profeta Eliahu (Elias), que lhes revelaram muitos outros preceitos cabalísticos.
É possível que outros sábios, antes e depois dele, também tenham tido os dons intelectuais e espirituais para transmitir os ensinamentos da Cabalá. Mas foi Rabi Shimon, devido à sua luz, à pureza de sua alma e aos seus méritos, o escolhido por D'us para fazê-lo.
Conta a lenda, que o Rabbi Shimon e seu filho alimentaram-se todos os 13 anos de um pé de alfarroba (חרוב - charuv) que apareceu misteriosamente, em frente sua caverna.
-------------------------------------------------------------------------------
A Israel Compras oferece ao leitor que gostou e curte a Cabalá, a pulseira com o símbolo cabalístico e estrelas de Davi que mudam de cor ao serem tocadas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vinda ao meu bloguinho! deixe seu recado e responderei o mais breve possível. Beijinhos! Vivi ;)